Os Crespos apresenta:


A Construção da Imagem e a Imagem Construída
A Construção da Imagem e a Imagem Construída é um projeto de intervenções públicas que investiga a construção da imagem do negro na sociedade contemporânea e seus desdobramentos históricos e qual é a relação entre essa imagem construída e a construção do olhar desse indivíduo para si mesmo na sociedade hoje.
Esta construção é feita em intervenções públicas que oferecem ao público um momento de reflexão sobre esta questão. Esta é a quinta intervenção. As outras quatro foram:
1ª Intervenção: DOR - realizada em 20/11/2009 no Largo do Paissandu - Centro/SP
Esta construção é feita em intervenções públicas que oferecem ao público um momento de reflexão sobre esta questão. Esta é a quinta intervenção. As outras quatro foram:
1ª Intervenção: DOR - realizada em 20/11/2009 no Largo do Paissandu - Centro/SP
2ª Intervenção: IRA - realizada em 13/12/2009 na Feira Preta
3ª Intervenção: SEXUALIDADE (Haiti Mon Amour) - realizada em 12/02/2010 no Teatro Municipal/SP
4ª Intervenção: GESTUAL (Show-cinema-público) - realizada em / / 2010 no Minhocão!
Histórico do Grupo

No dia 13 de maio de 2005, dia da "abolição" da escravatura o grupo começou suas atividades com o objetivo de levar para a escola a discussão sobre, o que foi e o que representou para o país a assinatura da lei áurea. Na semana da consciência negra o núcleo promove o encontro "Pensando a Negritude", um evento para discutir como o negro foi inserido na história artística do país, e qual o papel que ocupa hoje na sociedade depois da imagem construída. O evento contou com uma mostra de curtas-metragens do cineasta Jéferson De (Narciso do rap, Carolina, e Distraída pra Morte), uma exposição permanente chamada "traços e relatos", e uma mesa redonda com atores, diretores, dramaturgos, professores e alunos. Estiveram presentes Eduardo Silva, Edson Montenegro, Lizete Negreiros, Eugenio Lima, José Fernando Peixoto, entre outros.
Em setembro de 2006 o grupo participou do II fórum Nacional de Performance Negra evento organizado pelo Bando de Teatro Olodum e Cia. dos Comuns e do Congresso de Pensadores negros em Salvador. Neste mesmo ano o grupo forma a Cia Filhos de Olorum, que mais tarde torna-se Os Crespos. Depois de discutir autores como Solano trindade, Marcelino Freire e visitar algumas peças do TEN(Teatro Experimental do Negro) decide montar um espetáculo inspirado na obra "Quarto de Despejo" de Carolina Maria de Jesus.
Paralelo a isto "Os Crespos" recebe o convite de trabalhar com um dos maiores encenadores da atualidade, o alemão Frank Castorff, diretor do lendário Volksbühne (o Teatro do Povo, construído em 1914 por associações operárias e que continua a ser um dos espaços mais influentes do teatro europeu). Em dezembro de 2006 apresentam o espetáculo Anjo Negro + A Missão no Sesc Vila Mariana.
Em novembro de 2006 O Grupo promove em parceria com o "Cinema Popular" da escola de Áudio Visual / Eca um evento para discutir: a política de ações afirmativas Cotas nas Universidades Publicas; uma mesa de debates sobre a "Mulher Negra" na arte. Aconteceram a apresentação do balé folclórico Solano Trindade, workshop de danças africanas da Guine ministrado por uma das integrantes do grupo, Maria Gal (Ex Gal Quaresma) e apresentação do grupo Ilu-Oba de mim junto com a cantora Leci Brandão.
Estiveram presentes: as atrizes Ruth de Souza, Raquel Trindade, a cineasta Lílian Solá Santiago, José Carlos Miranda (coordenador do Movimento negro Socialista), Ana Lucia Lopes (coordenadora do Museu Afro Brasil), Esmeralda Ribeiro poeta e escritora (fundadora do Quilombhoje), entre outros.
Em 2007 a cia. excursionou pela Alemanha, participou do Festival Theaterformer e uma curta temporada no Teatro Volksbühne em Berlim. Alem disso a cia. apresenta também no Volksbühne trechos do processo de criação do espetáculo Ensaio sobre Carolina.
No mesmo ano a cia. estréia "Ensaio sobre Carolina" com a direção de José Fernando de Azevedo (professor da Escola de Artes Dramáticas da USP, dramaturgo e diretor integrante do Teatro de Narradores em São Paulo) com apoio do PAC (Projeto de Ação Cultural-Secretaria de cultura do Estado de São Paulo).
Em 2008 o grupo, continua em cartaz com Ensaio sobre Carolina e apresenta Anjo Negro + A Missão em Salamanca no Festival Castilla y Lion. Em novembro deste mesmo ano realiza a exposição a construção da imagem e a imagem construída - um olhar sobre o negro no cinema, na TV e no teatro.
Em 2009 a Cia realiza juntamente com o Grupo Clariô uma mostra Reflexiva de Filmes em ocasião do dia Nacional de Denúncia contra o Racismo e em junho participa do III Fórum de Performance Negra em Salvador/Ba.
Ainda em 2009 o grupo, continua em cartaz com Ensaio sobre Carolina a partir do dia 15 de setembro ,no Teatro Imprensa,as 5°-feiras e 6°-feiras,até 06 de dezembro,e prepara um novo projeto chamado "A Construção da Imagem e a Imagem Construida, com a a Direção de Eugenio Lima(Bartolomeu).
Fonte: Geledés
Nenhum comentário:
Postar um comentário