segunda-feira, 30 de abril de 2012

O samba do Quinteto em Preto e Branco na Galeria Olido

Apresentações integram a programação do "Terça de Samba"
Trazendo seu samba, o Quinteto em Branco e Preto invade a programação da Galeria Olido. Os shows acontecem todas às terças do mês de maio, às 19h, com entrada Catraca Livre.

Formado por Magnu Sousá, Everson Pessoa, Maurílio de Oliveira, Yvison Pessoa e Vitor Pessoa, o grupo apresenta canções de seu quarto e mais recente álbum, “Quinteto”, além de trabalhos de discos anteriores, como “Xequeré” e “Novo Viver”.

Músicas como “Patrimônio da Humanidade”,  “Cabrochinha”, e sucessos de Adoniran Barbosa também integram o repertório do quinteto.


Quinteto em Branco e Preto
de 1 a 31/05 - Terças às 19:00
GALERIA OLIDO  
Avenida São João, 473 – República
Tel.:  (11) 3331-8399    

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Sambista Dicró morre em Magé, no Rio, vítima de infarto

Conhecido por suas letras bem-humoradas, músico tinha 66 anos e sofria de diabetes; artistas lamentam perda do compositor

Morreu, aos 66 anos, no final da noite de quarta-feira (25), em Magé, na região metropolitana do Rio de Janeiro, o sambista Carlos Roberto de Oliveira, o Dicró, que ganhou notoriedade com letras bem-humoradas e de duplo sentido.

Lutando contra os efeitos da diabetes, o cantor e compositor passou mal em casa, no bairro de Mauá, por volta das 22h, após retornar do hospital onde havia realizado uma sessão de hemodiálise. Segundo parentes, Dicró, antes de sofrer o infarto, reclamou de dores na cabeça. Mesmo encaminhado para o Hospital Central de Magé, o sambista não resistiu e morreu.

O enterro de Carlos Roberto de Oliveira ocorreu no final da tarde desta quinta-feira (26) no Cemitério Jardim da Saudade, em Mesquita, cidade natal de Dicró, também na Região Metropolitana do Rio.

Ouça músicas e aprenda letras de Dicró

Vascaíno, Dicró nasceu em 14 de fevereiro de 1946, e se especializou em sambas satíricos, cujas letras davam ênfase ao dia a dia do subúrbio e da Baixada Fluminense. O apelido "Dicró" veio da assinatura que ele utilizava com as suas iniciais "De C.R.O." quando fazia parte dos compositores de um bloco de Nilópolis.

Entre alguns dos sambas bem-humorados de sua autoria estão "A Vaca da Minha Sogra", "Botei Minha Nega no Seguro", "Funeral do Ricardão", "Olha a Rima" e "Chatuba".

Em seus perfis no Twitter, vários artistas se manifestaram sobre a notícia. "Vou fazer um bingo lá na casa da Vovó", escreveu Tom Cavalcante, citando a música "O Bingo", que prossegue com o verso "o prêmio é a minha sogra". "Vai com Deus, meu amigo Dicró", concluiu o humorista.

Leandro Sapucahy, o rapper Emicida e MV Bill também lamentaram a morte do sambista. "Dicró é dos caras que vão deixar muita saudade", afirmou Emicida, "que a terra lhe seja leve, malandro".

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Todo dia é Dia do Índio!


Foi colocado no ar, ontem, uma página especifica para disseminação de informações sobre a distribuição da população autodeclarada indígena no território brasileiro, com base nos resultados censitários. 


Anuncia, ainda, a divulgação em julho da publicação 'Censo Demográfico 2010: características gerais dos indígenas: resultados do universo'.


http://www.ibge.gov.br/indigenas/index.htm


E o que há pra se comemorar?


Em todo o Brasil, milhares de índios estão sendo arrancados violentamente de suas terras por ruralistas, especuladores, muitos não suportam a pressão e se suicidam.


Em nome do capital, invadem, matam, levam drogas, para tomar a terra, não se importando com seus verdadeiros donos.



Assine a petição em defesa do povo indígena do Xingu
Apoio internacional do Cacique Raoni e representantes dos povos indígenas do Xingu (Brasil) contra a proposta Belo Monte


Assinar a petição Raoni


Leia mais: 

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Semanas Martin Luther King 9º ano - abril 2012

Na Palas Athena homenagem a Martin Luther King
14 de abril, sábado, 16h a 18h 
 Alameda Lorena, 355, Jardim Paulista – São Paulo


Entrada gratuita - não é necessário fazer inscrição prévia Semanas Martin Luther King é uma ocasião para celebrar os avanços conquistados nas últimas décadas, quando se criaram metodologias para expressar indignação sem violência e promover reparação e dignidade nas bases das organizações sociais. Vivemos numa época marcada por grandes transições climáticas, econômicas e culturais, momento oportuno para mobilizar outras mudanças que potencializem nosso desenvolvimento ético e humano.

A Palas Athena organiza há nove anos no mês de abril a disseminação do legado e trajetória do líder pacifista, revelando sua continuidade e atualidade. Suas atitudes, propostas e ideias trazem suporte ao desafio de tornar visíveis as consequências negativas dos preconceitos, da discriminação, do racismo e todos os comportamentos que, ao longo da história, naturalizaram a exclusão. Martin Luther King é uma inspiração para a difusão da segregação e da intolerância como práticas incongruentes à democracia e à justiça que se pretende alcançar em nosso século.


Convidamos você, organizações, escolas e comunidades do Brasil todo para criar, ao longo do mês de abril de 2012 em seus próprios espaços, atividades e ações de convívio e cidadania alinhadas com os princípios, sonhos e valores que inspiram e buscam a conquista de direitos civis de pessoas e povos oprimidos.

Grandes temas 
a. Corpos invisíveis do nosso país;
b. Erradicação do trabalho escravo;
c. Inclusão, como se faz?
d. Respeito e dignidade: como conviver com as diferenças? 
e. Realidade e mudanças de paradigmas: é hora de agir!

Leonardo Sakamoto é jornalista e doutor em Ciência Política. Cobriu conflitos armados e o desrespeito aos direitos humanos em Timor Leste, Angola e no Paquistão. Professor de Jornalismo na PUC-SP, é coordenador da ONG Repórter Brasil e seu representante na Comissão Nacional para a Erradicação do Trabalho Escravo.

Lourdes Alves de Souza é psicóloga, especialista em Desenvolvimento Local pelo Programa Delnet da Organização Internacional do Trabalho. Compõe a equipe de Desenvolvimento Social do Senac São Paulo. É multiplicadora das metodologias de diálogo e círculos de cultura de paz.
                 
Compartilhamos abaixo o vídeo "Tributo a Martin Luther King" - conquista dos direitos civis pela estratégia da não-violência, e a tradução de um trecho do último discurso do líder pacifista proferido no dia 03 de abril de 1968 (um dia antes da sua morte.), inserido no vídeo.

"Temos alguns dias difíceis pela frente. Mas realmente não importa para mim agora. Porque cheguei ao topo da montanha. Não vou pensar. Como todos, gostaria de viver uma vida longa. Longevidade tem seu lugar. Mas não estou preocupado com isso agora. Só quero fazer a vontade de Deus. E Ele permitiu-me ir até a montanha. E olhei além, e vi a Terra Prometida. Posso não chegar lá com vocês, mas quero que saibam esta noite que somos um povo que vai chegar à Terra Prometida. Então estou feliz esta noite. Não estou preocupado com nada. Não estou temendo qualquer homem. Meus olhos viram a glória da vinda do Senhor."