quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

O Natal na Umbanda!


Pai Rubens Saraceni

Estamos em Dezembro, um mês mágico que altera o estado de espírito das pessoas, principalmente dos umbandistas, que já comemoraram Yemanjá, Yansã e Oxum no começo dele.
Ainda temos o dia 25, quando a cristandade comemora o nascimento do Mestre Jesus no mundo todo e temos o dia 31, quando todos comemoram a passagem do ano com uma explosão de alegria e votos de que o ano que começará seja de paz, saúde e prosperidade.
Para os umbandistas a comemoração do natal cristão é algo natural, até porque a maioria dos seus seguidores e médiuns praticantes veio da religião cristã. Inclusive, muitos umbandistas seguem uma corrente doutrinária denominada Umbanda Cristã, muito parecida com o Espiritismo Kardecista.
Na maioria dos seus centros os umbandistas colocam em seus altares a imagem do Mestre Jesus no seu degrau mais alto, prestando-lhe uma reverencia e adoração sublime devido seu sincretismo com o Orixá Oxalá, o maior dos orixás cultuados na Umbanda.
Esse respeito e reverencia ao Mestre Jesus enobrece ainda mais a umbanda, a mais tolerante das religiões existentes no Brasil, já que ela acolhe em seus centros os seguidores de todas as outras com amar e respeito, sem constrangê-los com perguntas sobre a religião que seguem e sim, os auxiliam onde elas não podem ou seus sacerdotes não sabem como lidar: a Mediunidade e os problemas espirituais de fundo karmático!
Nesse ponto a Umbanda é única entre as religiões!
Seus dirigentes e médiuns, assim como todos os Guias Espirituais, acolhem os seguidores de outras religiões como irmãos e os auxiliam como podem e da melhor forma possível, livrando-os de suas perturbações de fundo espiritual, auxiliando-os na cura de suas doenças, auxiliando-os a conseguirem um emprego, quebrando demandas das quais são vitimas, etc.
E isso sem perguntar-lhes quais as suas religiões, sem atribuir às suas crenças religiosas a causa de suas dificuldades e nem os obrigando a se converterem para que, aí sim, sejam ajudados pelos sagrados Orixás e pelos Guias Espirituais de Umbanda.
Não vemos isso acontecer nas outras religiões, onde o usual, assim que sabem a religião de quem adentra em seus templos é ir alertando-os ou acusando-os de seguirem uma religião errada, ou pagã, ou do diabo, etc. Nesse aspecto a Umbanda é única e insuperável porque todos os umbandistas acreditam que Deus é único, esta presente na vida de todos e em todas as religiões, não importando a forma que usam para cultuá-lo e adorá-lo. Inclusive, é comum aos seguidores das outras religiões regirem com palavras ofensivas à nossa religião e à nossa pessoa assim que ficam sabendo que seguimos a religião Umbanda, dando a entender que só eles cultuam e adoram Deus.
Essa postura intolerante por parte da maioria dos seguidores de outras religiões para conosco, os umbandistas, provavelmente é uma decepção para o mestre Jesus, que não fundou nenhuma religião e não pregou a intolerância, mas vê entre os seus seguidores uma reação não fraterna aos seus irmãos em Deus que professam outras crenças religiosas.
Os umbandistas seguem a Umbanda, mas respeitam todas as outras religiões e a crença dos seus seguidores e não temem entrar em suas igrejas porque nesse quesito estão anos-luz à frente dos demais, já que sabe que só há um Deus, criador de tudo e de todos e existem suas divindades, espalhadas entre as muitas religiões existentes na face da terra, com Jesus Cristo incluído entre elas e ao qual respeitam e amam.
No dia em que todas as religiões e todos os seus seguidores pensarem e agirem como prega a Umbanda e os umbandistas nesse mundo haverá mais fraternidade verdadeira e menos miséria, doenças, crimes, racismo e intolerância.
Mas isso talvez seja esperar demais dessa humanidade pecadora que discrimina seus semelhantes só porque seguem uma religião diferente, ainda que todos saibam que só há um Deus e que todos somos seus filhos... que todos somos irmãos perante Ele, o nosso Divino Criador!
Por ser como são e por amarem e respeitarem o Mestre Jesus os umbandistas comemoram o Natal e lhe rendem merecida homenagem, pois, pelo menos nessa data cristã os cristãos de fato se mostram mais fraternos e tolerantes.
Nesse natal, que o amado mestre Jesus abençoe a todos!

Feliz Natal Umbandistas!

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Cia do Escândalo completa 15 anos com muito espetáculo!


Cia do Escândalo comemora 15 anos de vida
No início de dezembro de 2010 a Cia do Escândalo, grupo teatral de Mogi das Cruzes, completa 15 anos de vida. E para comemorar a companhia prepara um cardápio variado de atividades para a população. Serão shows, espetáculos teatrais e 01 debate que movimentarão a cidade, sobretudo o Galpão Arthur Netto, espaço cultural fundado e gerido pela própria Cia do Escândalo. “Queremos compartilhar esse nosso momento especial com toda a população de Mogi e do Alto Tietê, que é nossa casa. Com isso nós é que preparamos o presente para a população, e em forma de atividades culturais, que é nossa praia”, diz Manoel Mesquita Junior, diretor da Cia do Escândalo. “Estamos acostumados a fazer as coisas de forma independente, pois desde sempre apontamos um caminho de gestão cultural compartilhada para cidade. Como nunca conseguimos apoio oficial, aprendemos a fazer e a produzir sozinhos, e esses 15 anos serão comemorados assim: com muito trabalho e muito prazer”, finaliza Junior.
Todas as atividades serão gratuitas e os shows e o espetáculo terão a distribuição de ingressos com 01 hora de antecedência.

Agenda cheia
A agenda começa na terça-feira, 07, com o show “Meyson Canta o Escândalo” do músico e ator Meyson, também integrante da companhia. Já na quarta-feira, 08, vai acontecer o debate “A Dor e a Delícia de Ser Ator”, com a participação de integrantes de grupos teatrais profissionais paulistas, como Os Fofos Encenam, Os Satyros, Les Comediens Tropicales e Garagem 21. Na quinta-feira, 09, os convidados serão os Pombas Urbanas, grupo teatral com 20 anos de trajetória e com atuação marcante na cena de teatro em comunidade e com articulação forte com toda América Latina. Serão 02 espetáculos, o primeiro, “Histórias para Serem Contadas”, será apresentado às 16h no Largo do Rosário. Já o segundo, “Os Tronconenses”, com o núcleo Filhos da Dita, será apresentado no Galpão Arthur Netto, às 20h. E na sexta-feira, também às 20h, o encerramento das comemorações contará com um show do grupo Revista do Samba, que faz uma releitura criativa de clássicos do samba de todos os tempos.

História
Fundada em dezembro de 1995, a Cia do Escândalo sempre pautou seus espetáculos pela pesquisa de assuntos de relevância social. Assim, construiu uma história na região do Alto Tietê com espetáculos que procuram antever e discutir as tendências relacionadas às relações humanas, profissionais e sociais de nossos tempos. Nessa linha, alguns espetáculos da companhia discutiram temas como solidão (Suicida, 1996), relacionamentos afetivos modernos (Eu Te Amo, 1997), ética, honestidade e verdade (Mintchíííra, 1998), manipulação dos meios de comunicação (O Tribunal da Santa Ignorância, 1998 e 2010), degradação das relações humanas (Fratelo, 2002), liberdade de escolhas (Putismo, 2008) e aumento da intolerância nas comunidades urbanas (Intolerância, 2009). “Desde os tempos em que não éramos profissionais já nos preocupávamos com a pobre estrutura para os artistas da cidade, e nessa linha de pensamento foi que surgiu o Galpão Arthur Netto”, diz Alessandra Galindo, atriz da companhia e uma das coordenadoras do Galpão fundado e administrado pelo grupo. “O Galpão vem suprir uma necessidade que existe na cidade de espaços culturais em que o artista possa apresentar sua obra artística com tranqüilidade, tempo e atenção. E a prova disso é que a agenda do Galpão Arthur Netto, desde sua fundação em junho de 2009, sempre se manteve cheia”, completa Alessandra.

Futuro
Os planos para o futuro são bem animadores, segundo Rui Longo, ator da Cia do Escândalo. “Para nossa próxima montagem iniciamos um estudo sobre Bertolt Brecht, um dos grandes autores de teatro de todos os tempos, pois nosso objetivo agora é falar sobre justiça e sociedade. Esse é o tema para 2011”, afirma Rui. E, ainda segundo o ator, o ano que vem contará com novas temporadas dos espetáculos ‘Intolerância’ e ‘O Tribunal da Santa Ignorância’ que estão circulando com apresentações por vários espaços culturais do estado de São Paulo. “Há 15 anos que não paramos de trabalhar, seja produzindo nossos espetáculos, seja nos articulando para melhorar a estrutura para os artistas da região. Participamos de todas as movimentações e debates artísticos e culturais da região desde nosso início e a intenção é cada vez mais provocar e estimular o debate em busca de melhores condições e de espaço para todos”, completa Rui Longo. Não é à toa que durante um período os membros do grupo eram chamados pelos mais ortodoxos de “escandalosos”.


Programação - 15 anos Cia do Escândalo

·         Terça-feira (07.12), 20h - show “Meyson Canta o Escândalo”, no Galpão Arthur Netto;
·         Quarta-feira (08.12), 20h - debate “A Dor e a Delícia de Ser Ator”, no Galpão Arthur Netto, com a participação de integrantes dos grupos Os Fofos Encenam, Os Satyros, Teatro da Neura, Les Comediens Tropicales e Garagem 21;
·         Quinta-feira (09.12), 16h – espetáculo “Histórias para Serem Contadas”, com o grupo Pombas Urbanas, no Largo do Rosário;
·         Quinta-feira (09.12), 20h – espetáculo “Os Tronconenses”, com o núcleo Filhos da Dita, no Galpão Arthur Netto;
·         Sexta-feira (10.12), 20h - show do grupo Revista do Samba, no Galpão Arthur Netto.

Histórias Para Serem Contadas
Na quinta-feira, 09, às 16h, no Largo do Rosário em Mogi das Cruzes, o grupo Pombas Urbanas apresenta o espetáculo Histórias Para Serem Contadas. O espetáculo já foi apresentado em várias cidades do Brasil e vem de apresentações no Festival Latino Americano de Teatro em Comunidade, realizado em Medelín, na Colômbia.
Na peça um grupo de atores vai de cidade em cidade, de praça em praça, representando histórias de pessoas comuns que conheceram. Desde a chegada da trupe com cenário, roupas e objetos coloridos, a praça vai virando palco de tragédias, comédias e dramas mal percebidos do cotidiano. O jogo cênico revela um prisma absurdo do jogo da vida. Histórias como a do homem que virou cachorro, a do camelô que ganhava a vida no grito e morria de dor de dente e até a história do Chiquinho da Silva, que queria tanto se dar bem que acabou sendo cúmplice - “laranja” - de um genocídio internacional. São eles culpados ou inocentes de seus destinos? Seja por um pão, ou por nosso próximo sonho, nosso sangue se derrama neste ringue. Mesmo que essas histórias contadas pareçam distantes de nós ou sejam pura invenção. São histórias, mas não ficções.
O elenco conta com Adriano Mauriz, Marcelo Palmares, Paulo Carvalho, Juliana Flory, Marcos Khaju, Natali Santos e Ricardo Big. A direção é de Hugo Villavicenzzio e a direção musical é de Marcello Ribeiro.

Os Tronconenses
Na mesma quinta-feira, 09, às 20h, no Galpão Arthur Netto, o grupo Filhos da Dita, núcleo jovem do Pombas Urbanas, apresenta o espetáculo “Os Tronconenses”, que conta a história dos habitantes de Tronconé, uma cidadezinha imaginária, que poderia ser qualquer cidade brasileira. Através de brincadeiras num playground abandonado, crianças desta cidade representam situações  vividas pelos adultos. O imaginário e o real se fundem revelando um mundo em crise, onde loucura e lucidez muitas vezes se confundem. O espetáculo resgata o Coro, muito utilizado no Teatro Grego. Dele saem e para ele retornam os personagens.
O texto é de autoria de Lino Rojas, fundador do Pombas Urbanas e a direção é de Marcelo Palmares e Paulo Carvalho Jr. No numeroso elenco estão Cláudio Pavão, Ellen Rio Branco, Fernando Alves, Francisco Estanislav, Jéssica Nunes, Vanessa Cristina, Luara Sanches, Natali Santos, Paulo Maia,
Ricardo Big e Thábata Letícia.
A entrada também é gratuita e os ingressos deverão ser retirados com 01 hora de antecedência

Na sexta-feira, 10, às 20h, no Galpão Arthur Netto, ncerrando a semana de comemorações do aniversário de 15 anos da Cia do Escândalo, o convidado é o grupo Revista do Samba. Formado pela mineira Letícia Coura na voz e cavaquinho, o paulista Beto Bianchi no violão e voz, e o carioca Vítor da Trindade na percussão e voz, o grupo foi criado há uma década em São Paulo, e desde então vem se apresentando com freqüência no Brasil e exterior. Mescla um amplo de trabalho de pesquisa e resgate do melhor do samba brasileiro, ao mesmo tempo em que traz composições próprias e de compositores não restritos ao samba, envolvendo as canções com uma roupagem contemporânea, no estilo próprio de criação do trio.
Tem três cds gravados Revista do Samba, releitura de grandes clássicos do gênero, de diferentes compositores, Outras Bossas, uma mistura de novos autores, composições próprias e antigos sucessos, e Revista Bixiga Oficina do Samba, este um projeto especial patrocinado pela Petrobras, dedicado aos sambas do bairro do Bexiga em São Paulo.
O grupo brilha ao mostrar o samba como genuína expressão musical do povo brasileiro. Sensível e poético seu trabalho espelha as emoções e vibrações de nossa sociedade. Ao mostrar seu repertório de diferentes ritmos e sua estreita relação com o samba: marchas, bossas, maxixes, choros, o r e v i s t a do samba e seus três componentes oferecem uma divertida e agradável jornada.
Ao vivo e no CD o r e v i s t a do samba cria atmosferas festivas, carnavalescas e de gafieiras, interpretando as canções de modo a criar uma ponte entre o passado, presente e futuro.
De suas turnês internacionais, destacam-se as suas apresentações em grandes festivais na Europa, Estados Unidos, Oriente Médio, Ásia e África – tais como APAP (Nova York – EUA), Stimmen (Alemanha) Val Latina e Parque La Villete (França), Minta (Tel Aviv – Israel), World of Performing Arts Festival (Lahore – Paquistão) e festivais na Holanda, Alemanha, Noruega, Guadalupe, no Caribe, Áustria, Itália e recentemente em turnê no Marrocos, onde participou do Festival Mawazine, em Rabat e do Festival des Musiques du Désert, no deserto do Saara. Em setembro de 2009 participou do Ano da França no Brasil com o projeto Tante Hortense/Revista do Samba, com o grupo Tante Hortense de Marselha, França e em outubro de 2009 na Ásia, do Brazilian All Stars Festival em Seul e Coffee Festival em Gangneung na Coréia do Sul.
A entrada também é gratuita e os ingressos também deverão ser retirados com 01 hora de antecedência.


domingo, 5 de dezembro de 2010

Exposição


Fernando Pessoa, plural como o universo” é o tema da exposição dedicada ao poeta português, em cartaz no Museu da Língua Portuguesa. A exposição reúne textos, imagens, vídeos e até um labirinto poético sobre a obras do escritor português, criador de inúmeros heterônimos. 

O Museu da Língua Portuguesa fica na Praça da Luz, no bairro do Bom Retiro, em São Paulo, Capital. Mais informações: (11) 3326 0775 begin_of_the_skype_highlighting              (11) 3326 0775      end_of_the_skype_highlighting.

sábado, 4 de dezembro de 2010

Consciência vegeatariana!! Venham todos!





 A Parada Veg é uma manifestação pacífica e
divertida, que celebra nossa opção de consciência
com harmonia e afetividade.

Um evento para todas as idades.
Traga seus familiares, vegetarianos ou não.
Todos são bem vindos.
Traga sua ONG, seu grupo ativista, sua turma.
Este é um evento para todos, sem distinção.
Esta passeata tem como principais objetivos:
  • divulgar o vegetarianismo como estilo de vida pacífico e ético;
  • afirmar o direito do vegetariano de exercer sua opção de consciência de forma plena e cidadã, e;
  • fomentar o desenvolvimento de produtos e serviços para vegetarianos, tanto pelo setor público quanto pelo setor privado e pelo terceiro setor.
Iniciativa: ConsciênciaVeg. Parceria: SVB, ANDA, Ativeg, Holocauso Animal e Instituto Nina Rosa.